Executivo da Pepsi fala sobre a parceria com Beyoncé




Parceria de US$ 50 mi foi divulgada no último domingo (9).
Pepsi patrocinará futuros projetos da artista em 2013.

O anúncio da parceria multimilionária de Beyoncé com a Pepsi foi divulgado no último domingo (9). A cantora estará em um novo comercial da marca, televisionado após a apresentação da mesma no intervalo do Super Bowl, em fevereiro.
O acordo estende-se ao patrocínio de futuros projetos de Beyoncé, como sua turnê mundial em 2013, e a divulgação de seu novo álbum. A campanha publicitária já contará com uma das canções presentes no quinto disco da artista e trará o rosto de Beyoncé estampado nas latinhas de refrigerante.
Billboard conversou com Frank Cooper, o diretor executivo de marketing global da PepsiCo, para saber quais são os futuros planos da Pepsi com Beyoncé. Separamos os principais pontos dessa entrevista, confira abaixo.

Vocês acabaram de anunciar uma renovada e extensa parceria com Beyoncé que incluirá múltiplos projetos criativos além da tradicional publicidade. Quando as negociações com Beyoncé e sua equipe começaram?


Elas começaram no final do verão deste ano, e começou em volta dessa ideia que tínhamos de uma artista que pensamos ter um verdadeiro alcance global. Alguém que realmente tem uma base de fãs forte em múltiplos países em todo o mundo cujo os valores se alinhassem com os nossos - esta ideia de ser positivo e viver o presente. Então nós estávamos procurando por um artista que quisesse ter uma parceria real, não simplesmente procurando em compensar seu bolso. É sobre como criar o conteúdo para seus fãs e clientes, e isso nos levou diretamente à Beyoncé. Começamos a esboçar um acordo e testar ideias, e aqui estamos nós.

A Pepsi já havia sido confirmada como a patrocinadora da apresentação do show do intervalo do Super Bowl, vocês ajudaram a ter Beyoncé se apresentando lá como parte deste negócio?

Era uma parte da conversação, mas não foi a ênfase. Conversamos sobre o intervalo do Super Bowl e como Beyoncé e Pepsi poderiam colaborar juntos no conteúdo. Isso foi definitivamente uma parte, mas apenas um pedaço dela.

Então, como pode essa parceria criativa se manifestar - em quais tipos de projetos vocês estão trabalhando com Beyoncé?

Ainda estamos na fase de desenvolvimento da idéia, mas os tipos de coisas que estamos conversando estão criando conteúdo episódico original juntos. Onde Beyoncé pode estar na frente da câmera, mas pode estar por trás da câmera. Estamos falando de eventos ao vivo, onde podemos desempenhar um papel na criação de experiências de engajamentos adicionais para os fãs usando tecnologia ou construindo interações com os fãs que nós pensamos que podemos contribuir do lado da Pepsi. E depois, claro que estamos pensando em colaborar em eventos juntos, eventos ao vivo que nós pensamos que pode ser uma forma interessante de mostrar algo que Beyoncé quer fazer e algo que queremos fazer.

Beyoncé também está preparando seu quinto álbum, que poderá também estar pronto no primeiro trimestre do ano que vem. Vocês já se reuniram com a equipe da Columbia Records para falar sobre em quais maneiras vocês podem ajudar a divulgar o projeto?

Já tivemos algumas reuniões com a Columbia, principalmente para falar sobre como podemos trabalhar juntos para garantir que contribuiremos para o álbum de forma a torná-lo o álbum de maior sucesso global que ela já fez. Eles estão definitivamente nessa com a gente.

Vocês já começaram a conceituar ideias para o próximo comercial de TV com a Beyoncé, e com quais agências de publicidade trabalharão?

Nós temos um conceito para este ponto, que não foi filmado ainda, então ainda estamos na fase inicial. Fizemos uma abordagem de equipe com agências para Beyoncé, e como parte do time nós temos 180 Los Angeles, TBWA\Chiat\Day Los Angeles, Organic para o digital e Safari Sundays para o design experimental. O que decidimos foi que a melhor maneira de lidar com este projeto era ter uma equipe multi-disciplinar. Nós não nos importamos de onde essas idéias vêm quando as executamos.

Beyoncé é conhecida por ser extremamente presente no processo criativo, até mesmo na edição final de seus próprios vídeos e documentários. Como vocês se sentiram sobre liberar um pouco desse controle?

Parte da razão pela qual nós pensamos que ela era o parceiro certo não foi só porque ela é muito exigente, mas porque ela provou a si mesma em cada uma dessas áreas, da fotografia ao material audiovisual. O que nós decidimos é que estes são esforços conjuntos - nenhum de nós vai sair na frente e criar algo que o outro não vai querer. Nós estamos atrás de uma aprovação mútua.

Ela também esteve filmando um documentário para a HBO, que será exibido dias após o Super Bowl. Poderá algumas de suas negociações estar nesse projeto?

Nós estávamos sentados em uma reunião com cerca de 20 pessoas e Lee Anne, gerente de negócios da empresa de Beyoncé, Parkwood Entertainment, e Jim Sabey disseram, "Traga as câmeras! Vamos nos garantir de capturar esse momento". E as câmeras começaram a gravar. Foi fascinante, um momento da realidade de uma estrela em que você esquece que as câmeras estão ligadas depois de um tempo.

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